Confira dicas importantes para adaptar a residência e manter um ambiente favorável à saúde de pessoas idosas.
A nossa casa é o lugar onde mais nos sentimos seguros, não é mesmo? Ela é sinônimo de conforto, descanso e aconchego. Para quem está chegando na terceira idade, manter essa sensação de segurança, é fundamental para a qualidade de vida.
Nessa fase, devido as limitações de mobilidade que vão surgindo, adaptar a residência é fundamental para evitar riscos de lesões e até de acidentes mais graves.
Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, apontam que 56,6% das mortes acidentais entre pessoas acima de 75 anos, ocorrem devido a quedas.
E não são somente os idosos que precisam de atenção a esse aspecto, pessoas com doenças crônicas ou deficiências físicas, também precisam viver em ambientes adaptados às suas condições.
Mas, como proporcionar ambientes mais seguros para as pessoas que amamos? A seguir, trouxemos dicas importantes que vão ajudar.
Como adaptar a casa para idosos e doentes crônicos
Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a entender os pontos de necessidade dos idosos ou doentes crônicos que precisam de um espaço adaptado às suas demandas. Confira:
- Utilize pisos antiderrapantes em corredores, escadas e no banheiro;
- Barras de apoio facilitam a locomoção e podem ser instaladas dentro do boxe, próximo ao vaso sanitário, em corredores, rampas e escadas;
- Certifique-se de que a altura do vaso sanitário, da pia e de outros móveis, é confortável para o uso da pessoa idosa. O recomendado é que vasos sanitários tenham entre 43 e 45cm de altura para que seja possível sentar e levantar de forma segura;
- Os ambientes precisam ser bem iluminados para que a pessoa possa enxergar facilmente onde está andando e encontre as coisas com facilidade. Isso serve principalmente para corredores, banheiro, quarto e outros cômodos de uso comum;
- Escadas devem ser recobertas de material antiderrapante, ter corrimão dos dois lados e estar sempre sinalizadas;
- Móveis devem estar bem fixos, nunca balançando, para que não gerem risco caso a pessoa se apoie neles ao caminhar. É importante evitar quinas e pontas nas extremidades, o ideal é que as bordas sejam sempre arredondadas;
- As portas precisam ter largura mínima de 80cm para facilitar a passagem de cadeiras de rodas ou andadores. As maçanetas de alavanca são as mais indicadas para facilitar o uso;
- Tapetes e outros acessórios que possam servir como obstáculo para a locomoção do idoso, devem ser evitados;
- A cama precisa ter altura adequada a do idoso, de modo que seja possível sentar na lateral apoiando os dois pés no chão;
- Mesas de cabeceira são indicadas para que o idoso possa deixar os óculos, água, chaves e o que mais necessitar, de maneira prática e acessível. Um telefone próximo a cama para casos de emergência também é importante.
Além disso, é indicado não fazer mudanças frequentes nos cômodos da casa, pois isso pode gerar confusão e desorientação. Para quem já se encontra em idade avançada, ter um ambiente onde se conhece cada pedacinho faz muita diferença.
Saiba mais sobre os serviços da Casa Segura que a da La Vida ofereceSe você é de Fortaleza e região e tem um idoso ou doente crônico na família, conheça a La Vida Saúde. Visite o site para conferir os serviços e profissionais disponíveis.