Pessoas idosas acometidas por demência têm as ocupações e o desempenho ocupacional comprometidos e a terapia ocupacional ajuda a prevenir e tratar esses problemas.
A demência é considerada uma das principais causas da incapacidade entre pessoas idosas. Ela se caracteriza como uma síndrome que provoca declínios cognitivos progressivos, que prejudicam as atividades profissionais e sociais do indivíduo.
Por ser crônica e progressiva, os sintomas cognitivos, psicológicos e comportamentais alteram a vida do idoso e do seu grupo familiar, visto que a pessoa afetada apresenta dificuldades significativas no desempenho das atividades diárias.
Dessa forma, tanto o idoso quanto o grupo familiar, precisam receber assistência multiprofissional que envolve o tratamento com medicação e outras terapias que contribuam para retardar os efeitos da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. Dentre os tratamentos recomendados está a terapia ocupacional.
Como a Terapia Ocupacional ajuda os idosos com demência?
A Terapia Ocupacional é uma área que estuda a ocupação humana e que intervém na prevenção e tratamento de pessoas ou grupos que possuam algum tipo de alteração cognitiva, perceptiva, afetiva, psicomotora ou social.
Pessoas idosas acometidas por demência tem as ocupações e o desempenho ocupacional comprometidos e por isso, a assistência do terapeuta ocupacional é de suma importância.
Quando falamos em ocupação, isso inclui todas as atividades que as pessoas precisam, devem ou simplesmente querem fazer, independente da natureza, seja física, mental, política, social, etc.
Elas podem ser atividades de vida diária ou atividades instrumentos da vida diária e incluem o descanso, o sono, trabalho, lazer, educação e participação social, áreas que são progressivamente afetadas com o avanço da demência.
A terapia ocupacional pode contribuir para a modificação de condutas de risco, atuando como fator de prevenção. Tais Condutas incluem ausência de padrão nas atividades diárias ou de atividades significativas, falta de atividades físicas e cognitivas e escassa participação social.
As ocupações são ferramentas que promovem um ambiente físico e social positivo para a prevenção das demências e nos casos de pacientes que já tem um diagnóstico, são importantíssimas para promover um estilo de vida saudável que ajude o idoso a ter um bom envelhecimento.
Como funciona o atendimento do terapeuta ocupacional?
Na fase inicial da demência, o papel desse profissional está relacionado principalmente com a informação que ele presta ao paciente e ao cuidador ou família, e com a adaptação do lugar onde o paciente vive, de forma a garantir a segurança e a manutenção das atividades instrumentais da vida diária, como atender um telefone ou se alimentar, por exemplo.
Conforme a doença avança, o terapeuta ocupacional atua cada vez mais para proporcionar a garantia de bem-estar e qualidade de vida do paciente e seus cuidadores. Para isso, existe uma maior incidência de intervenções no nível sensorial, repetição de atividades prazerosas que elevam o sentido de familiaridade, além do treinamento de técnicas que facilitam o cuidado.
Terapia Ocupacional em Fortaleza e região
A La Vida Saúde é uma empresa especializada em atendimento domiciliar que atua em Fortaleza e região, e dispõe de terapeuta ocupacional em seu quadro de profissionais.
Garanta mais saúde e qualidade de vida para pacientes idosos. Fale conosco!