Como integrar o idoso com demência e os acamados às comemorações em família

Confira dicas para envolver os idosos nas tradições de família, de forma a estimular as memórias afetivas e trabalhar a coordenação motora.

Ao longo de um ano, temos inúmeras comemorações tradicionais que reúnem familiares e amigos. De acordo com o dicionário, a palavra “tradição” significa ato ou efeito de transmitir ou de entregar algo, ou seja, é aquilo que é passado de geração em geração.

Cada família pode ter suas próprias tradições, mas todas elas são carregadas de histórias e memórias construídas ao longo do tempo por muitas pessoas. 

As pessoas idosas representam algo muito valioso nas tradições, pois são conhecedoras dos valores, ensinamentos e rituais por trás delas.

E em diversas épocas do ano, como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e outras datas, é rica em tradições, seja pela decoração característica da época, a produção de refeições especiais, encontros, dentre outras ações e práticas que podem variar de pessoa para pessoa e de família para família.

Quem tem idosos com demência em casa, tem essas datas como oportunidades ímpares de o envolver nas tradições familiares e ajudar a despertar boas memórias e sensações positivas.

Resgatar momentos e rituais pode contribuir muito para o sentimento de autovalorização, satisfação pessoal e bem-estar.

No Natal, por exemplo, mesmo quando a família não tem a tradição de montar a árvore de Natal ou de cozinhar um prato típico na data, por exemplo, é importante ir construindo esses rituais para envolver a família e criar memórias conjuntas.

A seguir, damos algumas dicas de como integrar o idoso com demência e os acamados às comemorações em família:

Reunir filhos e netos

O ato de reunir pessoas importantes da família é um ato de acolhimento para a pessoa idosa, pois resgata memórias e traz uma sensação de conforto.

Montagem do presépio no Natal

Antigamente, a montagem do presépio era uma tradição muito importante da época natalina. Portanto, é uma boa oportunidade para envolver o idoso. Ele pode participar da escolha dos personagens a serem usados, opinar sobre a disposição dos itens e claro, sempre buscando por memórias afetivas ligadas ao ritual.

Almoços em família

Um almoço em família pode ser inesquecível! É esse o momento de resgatar uma receita tradicional, de cozinharem juntos e aproveitar esse momento de reunião para acolher a pessoa com demência.

E caso você precise de ajuda profissional para executar tais atividades, pode contar com a La Vida Saúde. Acesse o site e conheça nosso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *