Cuidados paliativos: uma necessidade na terceira idade

Entenda a importância dos cuidados paliativos para o tratamento humanizado de pacientes idosos ou portadores de doenças incuráveis.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define cuidado paliativo como uma abordagem que visa a promoção da qualidade de vida para os pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, bem como os seus familiares, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento.

Quando se fala em doenças que ameaçam a continuidade da vida, estão inclusas as patologias graves, agudas ou crônicas, onde não existe a possibilidade de reversão. Exemplos são o câncer, insuficiência cardíaca, cirrose, insuficiência pulmonar, doença renal crônica, demências, dentre outras.

O objetivo dos cuidados paliativos não é a cura da doença, mas sim amenizar os seus sintomas físicos e promover conforto psicossocial e espiritual, para que o paciente e a família possam levar uma vida com mais qualidade.

Importância dos cuidados paliativos para os idosos

Até pouco tempo atrás, os cuidados paliativos eram destinados apenas a pacientes em estado terminal, porém, esse entendimento mudou e agora eles se ampliam também aos pacientes de doenças incuráveis e seus familiares.

A terceira idade é uma fase da vida onde o organismo fica mais suscetível ao surgimento de doenças. Além disso, a morte é uma consequência natural da vida. Os cuidados paliativos são importantes para ofertar dignidade e conforto às pessoas até o fim da vida.

Eles têm foco o indivíduo e nunca na doença. O objetivo é respeitar o histórico de cada um, suas crenças e desejos, a fim de criar uma atmosfera mais confortável. 

Pessoas afetadas por doenças crônico-degenerativas podem sofrer uma perda de independência, o que prejudica a sensação de liberdade e autonomia. Por isso, é importante que esses cuidados sejam iniciados o mais cedo possível.

Quando iniciar os cuidados paliativos?

Como já citamos, até pouco tempo os cuidados paliativos eram aplicados quando o paciente entrava em fase terminal. Porém, o ideal é que eles sejam iniciados o mais cedo possível. 

No caso de doenças graves ou incuráveis, os procedimentos paliativos devem ser iniciados no estágio inicial.

Para os pacientes idosos, de modo geral, a adoção precoce de condutas terapêuticas ativas e dinâmicas auxiliam no enfrentamento às mudanças físicas do envelhecimento e promovem maior tranquilidade para vivenciar essa fase. Portanto, quanto mais cedo, melhor.

Benefícios do tratamento paliativo na terceira idade

  • Fornece alívio para a dor e outros sintomas que geram estresse;
  • Ajuda a reafirmar a vida e a morte como processos naturais;
  • Faz a integração de aspectos psicológicos, sociais e espirituais;
  • Oferece apoio a família para que consiga lidar com os processos relacionados a tratamentos e envelhecimento;
  • Ajuda a preservar a autonomia e promove uma vida mais ativa para os pacientes;
  • Promove o conforto, o bem-estar e a qualidade de vida para que os últimos anos sejam vividos de forma digna.

Cuidados paliativos em Fortaleza e região

Pacientes de Fortaleza e região podem contar com o atendimento da La Vida Saúde. Nosso quadro conta com profissionais qualificados em diversas especialidades e atendemos no domicílio.

Acesse o site para conhecer nosso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *