Universo digital na terceira idade – Dicas de segurança para navegar tranquilamente

Os idosos são os alvos preferidos quando o assunto são crimes digitais. Confira dicas para aumentar a proteção e navegar com tranquilidade.

Os idosos estão percebendo cada vez mais a tecnologia como uma grande aliada da rotina. Embora pareça que as redes sociais e os aplicativos sejam destinados para as pessoas jovens, a terceira idade está cada vez mais aberta a essas inovações.

A internet tem mudado a forma como a sociedade consome produtos e serviços e a população idosa também merece desfrutar das facilidades e maravilhas do universo tecnológico.

Por passarem mais tempo em casa, a digitalização é uma forma de ampliar as alternativas de entretenimento e de facilitar o dia a dia com compras online, por exemplo.

Um estudo da Kantar mostrou que, em 2020, cerca de 75% dos idosos com acesso à internet fizeram alguma transação on-line, como compras de produtos para casa ou de alimentação. Além disso, a interação com as mídias sociais cresceu 66% entre esse público.

Apesar de a inclusão digital ser muito bem-vinda e proporcionar inúmeros benefícios para as pessoas idosas, também é importante que se tenham os devidos cuidados. Pesquisas já mostraram que as pessoas acima dos 60 anos são as vítimas preferidas dos criminosos.

Um dos fatores que levam a isso, é o fato de os idosos serem mais suscetíveis a caírem em fraudes do tipo phishing, que se baseiam no envio de links falsos ou mensagens mal-intencionadas para persuadir a vítima.

Outro fato que tem gerado risco é o aumento das fake News. Uma pesquisa da revista científica Science Advance mostrou que as pessoas acima de 65 anos são mais propensas a fazer a propagação de notícias falsas. Isso porque, elas não sabem identificar fontes confiáveis de conteúdo informativo.

Considerando esse contexto, algumas dicas de segurança podem ajudar a aumentar a segurança e proteger os idosos de ataques, golpes e da propagação indevida de notícias falsas.

Dicas de segurança digital para os idosos

  • Recomende sempre ao idoso que não abra links estranhos de qualquer origem (mensagens, e-mails, etc.);
  • Jamais devem ser fornecidas informações pessoais como número do CPF, cartões, senhas, dentre outros dados;
  • Ao criar senhas, é importante ter um cuidado especial, evitando utilizar o próprio nome, sequências numéricas como 1234, datas de nascimento, etc., pois isso facilita a ação dos bandidos;
  • É preciso muita atenção ao que é compartilhado nas redes sociais. Elas podem ajudar a aliviar a solidão e se conectar com as pessoas, mas devem ser usadas com muita cautela;
  • Crie uma lista de sites confiáveis para comprar os itens que os idosos tem interesses;
  • Oriente sempre para que não acreditem em todas as notícias que aparecem nas redes, dando preferência sempre pela leitura de portais de notícias reconhecidos.

Como os idosos tendem a ter uma maior dificuldade para usar o computador, é importante ter um acompanhamento frequente. Um professor de informática pode contribuir significativamente nesse processo.

A La Vida Saúde é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de pessoas idosas e portadores de doenças crônicas e conta com um professor de informática em seu quadro de profissionais. 

Acesse o site e conheça mais sobre o nosso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *