Veja como a prática regular de atividade física pode contribuir para a prevenção e tratamento de diversas doenças.
Atividade física é uma questão de saúde. Por mais que muitas pessoas ainda associam a prática simplesmente a perda de peso, a grande verdade é que ela é fundamental para prevenir doenças e manter o corpo e a mente saudáveis.
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas precisam manter uma rotina de atividades físicas, sendo recomendados para uma pessoa adulta, a média de 300 minutos por semana de atividade física aeróbica moderada ou 150 minutos de atividade física aeróbica intensa.
Além disso, é importante que os exercícios sejam combinados a uma rotina saudável, com alimentação equilibrada, sono de qualidade e boa hidratação.
Esse conjunto de hábitos pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida e combater o surgimento de doenças preocupantes.
Quais doenças podem ser prevenidas com a prática regular de atividade física?
De acordo com a OMS, a prática regular de atividade física, é fundamental para a prevenção e controle das doenças cardiovasculares, como o AVC, o infarto e a pressão alta, além da diabetes do tipo 2 e de diferentes tipos de câncer.
Os exercícios também são importantes para amenizar os sintomas da ansiedade e da depressão, reduzir o declínio cognitivo e melhorar o desempenho da memória.
Pesquisas apontam que eles também são eficientes para inibir quadros que são comuns do envelhecimento, como a sarcopenia e a osteoporose.
Com relação a perda de peso, os exercícios favorecem a manutenção do peso corporal saudável, combatendo o sobrepeso, a obesidade e doenças associadas ao problema.
Benefícios gerais das atividades físicas para a saúde
- Melhora da capacidade cardiorrespiratória;
- Mais força, equilíbrio e flexibilidade corporal;
- Aumenta a energia e a disposição;
- Melhora a qualidade do sono;
- Mantém o peso saudável;
- Protege contra uma série de doenças;
- Promove a sensação de bem-estar;
- Melhora a qualidade de vida.
Atividade física no tratamento de doenças
Além de ser importante para manter a saúde em dia e prevenir doenças, a prática de atividades físicas também ajuda no tratamento de pessoas que já têm um diagnóstico.
Atividades como a musculação, os treinos funcionais e o pilates, por exemplo, que envolvem o ganho de massa magra, ajudam no controle da diabetes tipo 2, visto que os músculos provocam uma maior sensibilização das células à insulina.
As atividades aeróbicas como corrida e bike, também melhoram o quadro, já que reduzem os níveis de açúcar no sangue.
Outro problema comum que pode ser tratado com a prática de exercícios é a pressão alta, promovendo uma melhor circulação sanguínea e, consequentemente, a redução da dose de remédios diários.
Até mesmo doenças mais agressivas como o câncer, podem contar com atividades físicas para auxiliar o tratamento. Especialmente porque ao se movimentar são liberadas proteínas que tem função anti-inflamatória e que atuam em diferentes órgãos do corpo, contribuindo para a prevenção de tumores.
Uma vida ativa pode melhorar consideravelmente a resposta de pacientes aos seus tratamentos.
É importante sempre buscar pela orientação de profissional qualificado para que ele avalie quais as atividades mais indicadas para cada caso.
A La Vida Saúde conta com profissional de Educação Física no quadro de atendimentos. Se você quer melhorar a sua saúde e qualidade de vida ou se tem em casa um paciente que precisa de atendimento especializado, entre em contato conosco.