Como ser resiliente e forte ao conviver com uma pessoa doente: 5 filmes inspiradores e mais algumas dicas importantes!

Veja como as famílias também são afetadas pelas doenças crônicas e confira dicas de filmes que são uma verdadeira dose de motivação.

Enfrentar uma doença exige força e resiliência do paciente, mas também da família. Quem convive com uma pessoa que está enfrentando um problema de saúde, seja ele pontual ou duradouro, como no caso de doenças crônicas, precisa manter uma boa saúde mental para conseguir auxiliar no tratamento e promover um ambiente acolhedor.

Uma pesquisa feita pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) analisou 100 pacientes portadores de doenças como câncer, diabetes, derrame, deficiências auditivas, doenças do coração, dentre outras, e seus acompanhantes.

O resultado mostrou que a família pode ser, muitas vezes, mais afetada do que o próprio paciente e observou altos níveis de depressão e ansiedade nos parentes próximos. 

Essa pesquisa nos mostra o quanto a família também sofre pelas doenças crônicas e que é de extrema importância buscar pelo tratamento adequado. 

Além do atendimento profissional, manter uma rotina saudável e buscar sempre por motivação, faz muita diferença.

Para você que convive com pacientes crônicos, selecionamos 5 dicas de filmes inspiradores para dar uma dose de motivação no seu dia a dia.

5 filmes sobre resiliência em meio a doenças para entender, se emocionar e aprender mais

1 – Intocáveis

É a história de um milionário tetraplégico que contrata um homem da periferia para ser seu acompanhante, mesmo reconhecendo a sua falta de preparo. Porém, a relação dos dois acaba se transformando em uma grande amizade que transforma as suas vidas.

2 – Para Sempre Alice

Alice é uma professora da Universidade de Harvard, especialista em linguística. Ela se sente feliz por suas conquistas pessoais e profissionais. Mas, sua vida muda de forma inesperada quando ela é diagnosticada com Alzheimer.

3 – O escafandro e a borboleta

O diretor da revista Elle Jean-Dominique Bauby sofre um derrame devastador em 43 anos de idade e fica paralisado e dependente, algo que para ele é profundamente frustrante. A única coisa que ele consegue mover é o olho esquerdo e ele aprende a se comunicar piscando esse olho. A partir disso, consegue escrever um livro de memórias.

4 – Uma mente brilhante

Conta a história de John Forbes Nash Jr., que é reconhecido aos 21 anos de idade como um gênio da matemática. Ele se casa com uma bela mulher, mas logo começa a apresentar sinais de esquizofrenia. Depois de anos lutando contra a doença, ele ganha um prêmio nobel.

5 – A teoria de tudo

Baseado na história do astrofísico Stephen Hawking, o filme mostra a sua jornada e suas contribuições para a ciência, inclusive as descobertas relacionadas ao tempo. Também mostra seu romance com uma estudante de Cambridge, Jane Wilde que se torna sua esposa. Aos 21 anos de idade Hawking descobriu que sofre de uma doença motora degenerativa, mas isso não impediu que ele se tornasse um dos maiores cientistas de todos os tempos.

Ajuda profissional

Assim como o paciente merece cuidados especiais, é importante que os familiares próximos também recebam o atendimento profissional de psicólogos e terapeutas. 

Isso é importante para lidar melhor com o quadro e ter forças para buscar uma melhoria de vida ou cura, além de dar ânimo para a família continuar confiante nessa busca.

O atendimento domiciliar da La Vida Saúde é pensado para inserir as famílias no tratamento, contando com diversos profissionais qualificados em diferentes áreas.

Acesse nosso site para conhecer os profissionais disponíveis e as especialidades atendidas. Garanta mais saúde e qualidade de vida para toda sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *