Atividades simples podem ser muito significativas para a manutenção das funções cerebrais.
Pacientes idosos com diagnósticos que levam a perdas cognitivas devem ser estimulados diariamente com atividades que contribuam para a manutenção das funções cerebrais.
Embora não existam tratamentos que impeçam o surgimento de doenças, como o Alzheimer por exemplo, manter uma rotina de cuidados com o paciente é fundamental para reduzir os sintomas e estimular a atenção, a memória, a linguagem e a percepção.
A participação em tarefas cotidianas é uma forma de estimular a autonomia e proporcionar mais saúde e qualidade de vida. A seguir, te mostramos algumas sugestões de atividades simples que estimulam a memória e o raciocínio lógico.
1 – Rever fotos de família
Revisitar os álbuns de fotografias da família é uma ótima estratégia para estimular a memória dos idosos. Pergunte sobre os momentos em que as fotos foram tiradas e deixe que ele conte a história e revire as memórias acerca de cada fotografia.
2 – Leitura
Convide a pessoa para ler livros, jornais, revistas, poesias, quadrinhos e outros materiais. Se ela demonstrar interesse, busque tornar isso um hábito. Sempre que possível, encontre novos materiais acerca dos temas que ela tem maior interesse para que seja ainda mais estimulante.
3 – Cozinhar juntos
Convide o idoso para preparar receitas culinárias. O terapeuta ocupacional pode indicar quais são os tipos de receita em que cada paciente pode ser envolvido. Alguns não podem usar facas, por exemplo, pelo risco de acidentes. Portanto, o indicado é dar a ele tarefas simples como montar um sanduíche, mexer uma massa de bolo, etc.
4 – Jogos
Baralho, damas, xadrez, dominó… existem vários jogos que os idosos adoram e que podem ser ótimas formas de estimular o cérebro. Pergunte quais são os seus jogos preferidos, pois isso pode tornar a brincadeira mais competitiva e estimulante.
5 – Cinema em casa
Filmes também são uma boa estratégia, pois prendem a atenção dos idosos, trabalhando a concentração. É legal descobrir quais são os filmes que ele mais gosta e tentar encontrá-los, pois isso estimula a memória. É bom estar sempre atento, pois talvez haja a necessidade de traduzir algumas situações do filme, para que o idoso consiga entender.
6 – Escrever cartas e cartões
Cartas e cartões são legais porque estimulam o idoso a escrever, mas também a se expressar, trabalhando suas emoções e sentimentos. Podem ser escritas mensagens para parentes e amigos distantes, por exemplo. Lembre-se que é importante enviar as cartas, pois o recebimento de respostas será muito estimulante para o paciente.
A importância do acompanhamento profissional
O acompanhamento e a orientação profissional são de suma importância para atingir bons resultados, mantendo boas condições de saúde e qualidade de vida.
O terapeuta ocupacional pode ajudar a adequar as atividades ao perfil de cada idoso, considerando condições específicas de cada caso, especialmente, quando existem quadros de doença em estágio avançado.
A La Vida Saúde conta com vários especialistas que podem contribuir para o tratamento domiciliar de idosos e pacientes com doenças crônicas de Fortaleza e região. Acesse nosso site e saiba mais.