Saiba porque é tão importante estabelecer uma rotina de horários e atividades para os pacientes idosos diagnosticados com Alzheimer.
Uma das consequências provocadas pelas perdas cognitivos relacionadas com o Alzheimer é a desorientação e uma das maneiras mais efetivas de trabalhar esse sintoma é o estabelecimento de uma rotina.
Desde a infância, a rotina é uma questão importante para aumentar a organização espaço-temporal e promover os sentimentos de estabilidade e segurança. Quando falamos em idosos com Alzheimer, ela ganha ainda mais relevância.
A rotina envolve todos os acontecimentos que fazem parte do dia a dia do idoso, desde atividades básicas como tomar banho, se alimentar ou escovar os dentes, até as instrumentais como ir à farmácia ou ao banco, por exemplo.
Quanto mais consistente e disciplinada for a rotina, melhor será para o paciente e também para o cuidador, família e outras pessoas próximas.
Por que os idosos com Alzheimer precisam de uma rotina organizada?
Falhas na rotina habitual de uma pessoa idosa com diagnóstico de Alzheimer podem gerar crises de estresse, agressividade, depressão e outros problemas.
Isso acontece porque ter horários e atividades bem definidos fornece a sensação de conforto e tranquilidade que o idoso precisa. Ou seja, isso acaba se tornando um mecanismo de segurança que evita o desencadeamento de situações de estresse.
Uma rotina precisa de horários e atividades estabelecidos e que exista um cumprimento fiel desses compromissos, pois o idoso saberá que naquele momento ele tem determina atividade para cumprir. Ou seja, alterações e surpresas não são bem-vindas.
Como organizar a rotina de um idoso com Alzheimer?
O terapeuta ocupacional é o profissional capacitado para determinar uma rotina que beneficie o idoso, considerando cada paciente de maneira particular.
Horários para dormir e acordar, para se alimentar, tomar medicação, se exercitar, horários de lazer, todas as atividades devem compor uma programação que forneça segurança para o idoso e que também contribua no tratamento.
É importante que a agenda esteja alinhada com o atendimento de todos os profissionais, como o educador físico, o fonoaudiólogo, nutricionista, etc.
O cronograma de horários deve ser exposto em local visível para o idoso, de modo que ele possa tomar conhecimento de tudo aquilo que acontecerá no seu dia, participando do processo.
Pequenos hábitos também são importantes. Manter as coisas sempre no mesmo lugar para que o idoso saiba onde encontrar o que precisa é um bom exemplo. Os óculos na cabeceira da cama, o controle da tv próximo ao sofá, a xicara favorita sempre no mesmo armário, são pequenas coisas habituais que fazem muita diferença.
Além disso, é de extrema importância que os profissionais sejam responsáveis e cumpram os horários de forma criteriosa para não provocar alterações que possam prejudicar o processo.
A La Vida Saúde conta com um time de profissionais altamente qualificados e com ampla experiência no atendimento de pacientes com Alzheimer.
Se você é de Fortaleza e região e que proporcionar mais qualidade de vida para quem você ama, entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho.
Levamos os melhores tratamentos até a sua casa e fornecemos todo o suporte necessário para que o idoso com Alzheimer possa desfrutar de uma vida com mais saúde.