O cuidador e os profissionais de saúde fazem toda a diferença no tratamento e qualidade de vida do paciente

Entenda como esses profissionais podem contribuir para a melhora e a qualidade de vida dos idosos e portadores de doenças crônicas/acamados.

Com o avanço da idade, a suscetibilidade a doenças crônicas e degenerativas se torna uma realidade e o cuidado é de extrema importância para prevenir e amenizar os sintomas, além de garantir que eles não afetem a qualidade de vida da pessoa idosa.

Não é apenas a dor e o sofrimento que impactam na vida das pessoas que estão na terceira idade, mas também a desorganização da rotina, o comprometimento da vida social, a insegurança, os medos, o estresse e outros fatores que podem vir de forma agregada nessa fase.

Quando falamos em cuidar, estamos indo além do tratamento médico ministrado pelos profissionais de saúde. Esses tratamentos são de suma importância para o enfrentamento das patologias, mas o cuidado é fundamental para dar suporte às vulnerabilidades da pessoa idosa, permitindo um melhor enfrentamento dos limites impostos pela condição física.

O cuidar envolve os aspectos físico, emocional e social e consiste em uma resposta de apoio, onde o objetivo é a promoção do bem-estar e a manutenção das atividades da vida diária. Envolve entender os medos, oferecer acolhimento, ajudar a pessoa idosa a conviver com a fragilidade e estimular a sua autonomia.

Esse cuidado vem tanto do serviço humanizado de saúde quanto da atuação do profissional cuidador de idosos.

A importância do cuidador de idosos

Assim como os profissionais médicos são indispensáveis para a recuperação de doenças, o cuidador de idosos é a pessoa qualificada para cuidar de uma pessoa enferma.

Sua função é fazer o acompanhamento do idoso e auxiliar em todos os cuidados necessários, fazendo pelo idoso apenas aquelas atividades que ele seja incapaz de executar sozinho.

Dentre as atribuições do cuidador, podemos destacar a atuação como um elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde; a escuta atenta do paciente; auxílio nos cuidados de higiene; monitoramento e estímulo da alimentação; estímulo a atividades ocupacionais e de lazer; administração de medicação conforme orientação médica; e todas as outras atividades necessárias para recuperação da saúde e melhoria da qualidade de vida do paciente.

Além disso tudo, vale destacar que o desenvolvimento de relações humanizadas por meio dos vínculos estabelecidos entre o idoso, o cuidador, a família e os profissionais de saúde, são muito relevantes na preservação ou recuperação da independência e da autonomia funcional do paciente.

Atendimento de saúde à domicílio 

O atendimento domiciliar, onde os profissionais de saúde, assim como o cuidador, se deslocam até a residência do paciente, traz muitos benefícios. 

Dentre eles podemos citar a redução no risco de contaminação e de agravamento do quadro de saúde, melhora no processo de recuperação e de reabilitação do idoso, preservação da rotina e sensação de acolhimento e cuidado.

Tudo isso colabora para uma vida mais digna, com mais saúde, autonomia, bem-estar e qualidade de vida.

Conheça os serviços da La Vida Saúde e descubra como os pacientes idosos de Fortaleza e região podem ser beneficiados com o trabalho de nossos profissionais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *