O que é Gerontomotricidade e a importância da atividade física para um envelhecimento saudável

Entenda o que é gerontomotricidade e como ela pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos e devolver a autoestima.

A Gerontomotricidade é um assunto que vem se tornando alvo frequente de pesquisas e estudos por todo o mundo. Essa subárea da motricidade humana associa a prática regular de atividade física com a longevidade.

Nas últimas décadas o mundo tem observado um aumento da longevidade da população que se deve, principalmente, aos avanços da medicina, do bem-estar econômico, melhoras na nutrição, e, principalmente, graças a adesão cada vez maior de estilos de vida mais saudáveis.

Nesse sentido, a gerontomotricidade tem mostrado uma sua relevância, pois estimula a prática de exercícios físicos como uma forma de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas idosas. 

A seguir, vamos um pouco mais a fundo no assunto e explicamos o que é gerontomotricidade e qual a sua importância.

O que é Gerontomotricidade?

Tema do livro “Gerontomotricidade: programa de exercício físico para pessoas idosas”, de autoria de Clarissa Printes Ph.D.; Armando Costa Ph.D.; José Marmeleira, Ph.D. e Pablo Carús Ph.D., a gerontomotricidade tem como objetivo trabalhar na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, no estímulo cognitivo e no comportamento adaptativo.

Por definição, trata-se de uma subárea da motricidade humana que visa o desenvolvimento da autonomia funcional, da aptidão física dos idosos e a melhora da qualidade de vida por meio de um programa de atividades físicas.

Esse programa conta com exercícios que permitem as pessoas idosas realizarem movimentos que proporcionam autonomia para o seu dia a dia, além de trabalhar percepções que podem ser perdidas no processo de envelhecimento, como a postura, o equilíbrio, a coordenação motora, a audição, a visão, dentre outros.

Qual a importância da gerontomotricidade?

Durante o processo de envelhecimento, o organismo humano passar por diversas alterações fisiológicas, mecânicas, mentais e psicológicas. É consenso entre os especialistas que para atenuar tais ocorrências, um programa adequado de atividades físicas é de suma importância. Além disso, a prática regular tem impacto positivo na vida social da população idosa.

A gerontomotricidade contribui tanto para a prevenção quanto para o tratamento das dificuldades vivenciadas nesta fase, além de permitir uma exploração do potencial ativo de cada indivíduo.

Com ela, atinge-se um efeito preventivo que colabora para a conservação da tonicidade funcional, o controle da postura, a organização espacial e temporal e a adaptação a necessidades específicas de cada idoso.

Outros benefícios promovidos são o combate a imobilidade, ao isolamento, a depressão, dependência, solidão e outros problemas que são comuns na terceira idade e que prejudicam a vida emocional das pessoas idosas.

No programa de exercícios são realizados movimentos de forma mais lenta, mas sempre aplicados de uma maneira precisa para se alcançar os objetivos propostos.

Além de contribuir para a manutenção dos movimentos necessários para a execução de atividades cotidianas, a gerontomotricidade contribui para recuperar a autoestima dos idosos e combate o isolamento social associado a perda funcional que é inerente à idade.

A La Vida Saúde conta com profissionais qualificados para aplicar programas de exercícios adequados para os idosos e que permitem colher todos os benefícios citados. Se você é de Fortaleza e região, garanta mais qualidade de vida para quem você ama! 

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *