Nesse texto falamos sobre a importância da saúde intestinal e como ela influencia no bom funcionamento de todo o organismo.
O bom funcionamento do intestino é um fator que influencia na saúde de todo o organismo. Ele tem funções importantíssimas para a nutrição do corpo humano. Além de trabalhar nas defesas do organismo. Não é à toa que muitos especialistas o chamam de segundo cérebro.
De acordo com dados da Organização Mundial de Gastroenterologia, cerca de 20% da população mundial sofre com algum problema intestinal. Porém, 90% dessas pessoas não procuram por orientação médica. Na maioria das vezes se automedicando ou simplesmente ignorando o problema.
O que elas não sabem é que manter um intestino saudável previne doenças, ajuda a alcançar uma boa forma, mantém a pele bonita e ainda, aumenta o bem-estar.
Qual a importância da saúde intestinal?
O intestino é o órgão responsável por absorver grande parte dos nutrientes ingeridos na alimentação. Enquanto o intestino delgado faz esse trabalho, o intestino grosso absorve a água.
Quando ele está funcionando de forma normal, o sistema digestivo trabalha na velocidade metabólica ideal. Além disso, o organismo atinge uma boa imunidade. Isso porque, entre 70% e 80% das células imunológicas do corpo estão no intestino. Ele colabora com a produção de várias vitaminas, como a vitamina K e as do complexo B.
O intestino também é responsável pela sintetização de 90% do triptofano produzido pelo corpo. Trata-se de um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, que ajuda o corpo a produzir serotonina, além de coordenar funções como o humor e sensações físicas e emocionais.
A manutenção da saúde intestinal depende dos cuidados com a microbiota, também conhecida como flora intestinal.
O que é microbiota?
A microbiota é um conjunto de microrganismos como fungos, vírus e bactérias, que habitam o trato gastrointestinal.
Seu funcionamento está relacionado com a produção de vitaminas, enzimas e outros componentes necessários para a renovação das células.
É a microbiota quem regula a absorção de minerais e nutrientes. Além de atuar no controle da proliferação de bactérias causadoras de doenças.
Outra função importante dela, é fazer a digestão daqueles alimentos que o organismo tem dificuldade, como fibras insolúveis.
A microbiota intestinal começa a se formar já no nosso nascimento. E todos os hábitos de vida impactam no seu desenvolvimento e na sua saúde.
Quais problemas estão associados com o mal funcionamento do intestino?
As bactérias são responsáveis pela produção de vitaminas. A deficiência de vitaminas pode causar bloqueios no metabolismo e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, câncer, depressão, Alzheimer e Parkinson.
Além disso, dificulta o emagrecimento e deixa o organismo suscetível ao surgimento de doenças autoimunes, alergias e a vários outros problemas relacionados com a presença de bactérias ruins no organismo.
Como melhorar a saúde intestinal?
- Evitar o consumo de alimentos processados, embutidos, gorduras saturadas, carboidratos simples, sal e açúcar em exagero;
- Evitar hábitos como fumo e o consumo excessivo de antibióticos;
- Manter uma dieta saudável rica em frutas, verduras e cereais;
- Manter uma boa hidratação, consumindo cerca de 2 litros de água por dia;
- Consumir alimentos funcionais como probióticos e prebióticos;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Manter um sono de qualidade e evitar o estresse.
Adultos, portadores de doenças crônicas e idosos de Fortaleza e região metropolitana podem contar com o acompanhamento dos profissionais da La Vida Saúde para manter a saúde de todo o organismo em dia.
Acesse o site e conheça nosso trabalho.