Confira dicas para aliviar os incômodos gerados pelas dores e entenda a importância do tratamento médico adequado.
Em algum momento da vida, todas as pessoas terão que lidar com os desconfortos de algum tipo de dor. Por isso, é muito importante saber como lidar nessas situações.
As dores podem ter muitas causas. Sejam lesões, inflamações, doenças, cólicas, machucados, dentre várias outras possibilidades. Elas também podem ocorrer em maior ou menor intensidade e até mesmo persistir por bastante tempo. É o que acontece nos casos de dores crônicas.
Apesar de gerar desconforto e grande incômodo, a dor é importante. Ela é um mecanismo biológico de defesa do organismo e alerta que algo não vai bem.
Tipos de dor
As dores podem ser crônicas ou agudas. As dores agudas ocorrem quando há alguma lesão de tecido ou processo inflamatório no organismo. Já a dor crônica é contínua e pode durar até seis meses ou mais, dependendo da sua causa.
Além disso, existem outras classificações mais específicas dadas a cada tipo de dor, de acordo com a sua localização.
Causa das dores
As dores podem ser uma manifestação de alguma doença ou de processos inflamatórios. Também pode ser uma resposta do organismo a uma interferência externa, como um ferimento, por exemplo.
Porém, as causas podem ser muito diversas. O sobrepeso e a obesidade são fatores que sobrecarregam o músculo esquelético, o que pode gerar alterações na postura que provocam dores articulares e musculares.
O sedentarismo, a falta de sono, a alimentação de má qualidade e o avanço da idade também são fatores responsáveis por provocar dores ao longo da vida.
Como aliviar os incômodos da dor
O primeiro passo para eliminar ou amenizar uma dor, é identificar a sua causa. Profissionais médicos devem analisar quadro a quadro e definir quais exames utilizar para o diagnóstico. Em casos onde não seja possível identificar, então é tratado o sintoma.
De modo geral, se utiliza terapia medicamentosa em conjunto com outras medidas. Em determinados casos, são necessários procedimentos cirúrgicos.
A utilização de medicamentos só deve ser feita sob orientação médica. Analgésicos, anti-inflamatórios e opióides são os tipos mais comuns no tratamento de dores.
Tratamentos complementares podem incluir a prática de atividade física, terapia cognitiva comportamental, termoterapia, técnicas de relaxamento, dentre outras soluções.
Existem algumas formas naturais de aliviar os sintomas das dores. Algumas dicas são:
- Compressas quentes ou frias – funcionam como analgésicos naturais e aliviam a dor. As compressas com gelo são indicadas para casos de lesões nas articulações, quedas e pancadas. Enquanto as quentes, tratam cólicas menstruais, dores musculares e infecções com formação de pus;
- Massagem terapêutica – promove melhores condições físicas, fisiológicas e psicológicas. Gera a sensação de conforto, estimula a circulação, reduz a tensão e o estresse. É feita localmente por profissional especializado;
- Meditação – ajuda a relaxar, gera alívio das dores e maior resistência a elas.
O acompanhamento médico é indispensável em todos os casos. A La Vida conta com uma equipe altamente qualificada para ofertar aos nossos clientes (diagnósticos claros e precisos) prevenção e reabilitação. (Além de, tratamentos eficientes.)
Vale lembrar que temos várias opções de tratamentos complementares, como terapia ocupacional, educação física e vários outros. Nós cuidamos da sua saúde de forma integral!
Acesse o site e saiba mais.